Breve Apresentação

Desde 1996 seu principal mantenedor tem sido o governo do Estado do Amazonas através da Secretária de Assistência Social e Cidadania – SEAS até 2011, e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência – SEPED a partir de 2012, por meio de convênio firmado anualmente.

É importante citar também as parcerias com o Fundo de Promoção Social – FPS, o qual tem disponibilizado através de projetos, recursos, favorecendo enormemente a qualidade dos serviços ofertados.

Naturalmente que os recursos provenientes desse convênio não são suficientes para enfrentar todas as despesas, resumindo-se basicamente ao pagamento de funcionários, encargos sociais, luz, telefone e combustível. O restante tais como alimentação, vestuário, medicamentos, manutenção predial etc. são cobertos na medida do possível por doações e eventos promovidos pela instituição.

A instituição tem atualmente no seu quadro de funcionários aproximadamente 80 (oitenta) pessoas, mas ainda necessitando de contratações, para fazer frente aos inúmeros e constantes atendimentos que seus acolhidos necessitam, além dos atendimentos voltados para as pessoas e famílias da comunidade.
Os serviços ofertados são de ALTA E MÉDIA COMPLEXIDADE conforme resolução nº 109/09 do CNAS, que trata da tipificação dos serviços socioassistenciais do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, voltado para o acolhimento institucional para crianças/adolescentes deficientes (neurológica e física) que se encontravam sob risco pessoal e social, e excepcionalmente àquelas que se tornaram adultos dentro da instituição e não têm para onde ir.

O trabalho com crianças e adolescentes deficientes (neurológicas e físicas), requer, portanto uma enorme mobilização de esforços para atendê-las satisfatoriamente, desde o provimento de materiais, equipamentos, alimentação diferenciada e cuidados especializados até a existência de uma equipe multidisciplinar composta por: médicos especialistas, assistente social, psicólogo, fisioterapeutas, fonoaudiólogas, pedagoga, odontólogo e outros profissionais especializados, assim necessários para atender um publico que apresenta alto índice de comprometimento à sua saúde. Alguns são gastrotomizados e/ou traqueostomizados além de outras complicações, atendidas nas duas enfermarias existentes, mas sendo a grande maioria cadeirante e totalmente dependente, já que nesses casos se trata de deficiências múltiplas de grau três, além da assistência ao amparo afetivo e a promoção do resgate social e/ou reinserção social e/ou familiar.

Atualmente estão sob nossos cuidados 58 crianças/adolescentes acolhidas além de outros 10.800 atendimentos na fisioterapia de pessoas deficiêntes da comunidade do Programa Cidadania e Apoio a Comunidade – PROCIAC. Esse programa já proporciona o atendimento da comunidade com o funcionamento em nossas instalações da oficina de dança, ofertando dança de salão, dança aeróbica e balé, oficina de música com aulas de violão, trombone, flauta doce e canto coral. Na área psicosocial realizamos trabalhos com terapia comunitária, grupos operativos, meditação e oficina de bordados. Na área de fisioterapia além de todos os serviços fisioterápicos que já ofertamos, junta-se agora atendimento em psicomotricidade aquática, hidroterapia e hidroginástica.

Com essas ações acreditamos ser possível reduzir a desigualdade social presente nas camadas mais baixas da população, e em especial as crianças/adolescentes portadoras de deficiências.

WhatsApp ATENDIMENTO WHATSAPP