Histórico
MOACYR SOUZA ALVES nasceu no Estado da Bahia, formando-se como Bacharel em Direito na Universidade Federal da Bahia. Em 1956, a convite do então Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas Deputado Edson Stanislau Affonso, transferiu-se para Manaus com a finalidade de exercer o cargo de Procurador Jurídico.
Fundador e ocupante da cadeira nº 35 da Academia Amazonense de Letras em 28 de outubro de 1970. Foi, também, além de um renomado escritor do Amazonas, professor, orador, jurista e poeta. Foi também fundador do Abrigo Moacyr Alves cedendo seu nome à instituição, onde permanece até hoje. Moacyr Alves faleceu em 07 de agosto de 1976.
O Abrigo desde a sua fundação, assumiu diversas atividades tais como: escola, creche, unidade de atendimento às crianças/adolescentes adictos (menores infratores) e finalmente abrigo para crianças e adolescentes, para atender aqueles que se encontravam sob risco pessoal e social.
Em 1996, o Governo do Estado passou a administração da Instituição para o então Centro Espírita Tomás de Aquino, que desde a sua fundação em 1952 exercia o papel de atender emocionalmente e espiritualmente àqueles que o procuravam.
A partir daquele ano, especializou-se no acolhimento institucional de crianças/adolescentes deficientes (neurológicas e físicas), e para aqueles que se tornaram adultos dentro da instituição e não têm para onde ir.
Na ata do dia 29.12.2006 em Assembleia Extraordinária do Conselho de Representes foi aprovado a mudança da razão social de Centro Espírita Tomás de Aquino passando ao “status” de filial, para Núcleo de Amparo Social Tomás de Aquino – NASTA, separando-se definitivamente a atividade religiosa da assistência social, e permitindo o acompanhamento de uma administração mais moderna, ágil, comprometida, profissional e transparente.
Assim o Abrigo Moacyr Alves desenvolve suas atividades pautadas na transparência da utilização dos recursos que são direcionados exclusivamente para os beneficiários e para a melhoria da qualidade de vida dos que dele realmente precisam.
Com este novo pensamento e as novas técnicas de administração, esperamos estar contribuindo para que este importante setor (Terceiro Setor) se torne cada vez mais eficiente.