Quem Somos

Histórico

MOACYR SOUZA ALVES nasceu no Estado da Bahia, formando-se como Bacharel em Direito na Universidade Federal da Bahia. Em 1956, a convite do então Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas Deputado Edson Stanislau Affonso, transferiu-se para Manaus com a finalidade de exercer o cargo de Procurador Jurídico.
Fundador e ocupante da cadeira nº 35 da Academia Amazonense de Letras em 28 de outubro de 1970. Foi, também, além de um renomado escritor do Amazonas, professor, orador, jurista e poeta. Foi também fundador do Abrigo Moacyr Alves cedendo seu nome à instituição, onde permanece até hoje. Moacyr Alves faleceu em 07 de agosto de 1976.

O Abrigo desde a sua fundação, assumiu diversas atividades tais como: escola, creche, unidade de atendimento às crianças/adolescentes adictos (menores infratores) e finalmente abrigo para crianças e adolescentes, para atender aqueles que se encontravam sob risco pessoal e social.

Em 1996, o Governo do Estado passou a administração da Instituição para o então Centro Espírita Tomás de Aquino, que desde a sua fundação em 1952 exercia o papel de atender emocionalmente e espiritualmente àqueles que o procuravam.

A partir daquele ano, especializou-se no acolhimento institucional de crianças/adolescentes deficientes (neurológicas e físicas), e para aqueles que se tornaram adultos dentro da instituição e não têm para onde ir.

Na ata do dia 29.12.2006 em Assembleia Extraordinária do Conselho de Representes foi aprovado a mudança da razão social de Centro Espírita Tomás de Aquino passando ao “status” de filial, para Núcleo de Amparo Social Tomás de Aquino – NASTA, separando-se definitivamente a atividade religiosa da assistência social, e permitindo o acompanhamento de uma administração mais moderna, ágil, comprometida, profissional e transparente.

Assim o Abrigo Moacyr Alves desenvolve suas atividades pautadas na transparência da utilização dos recursos que são direcionados exclusivamente para os beneficiários e para a melhoria da qualidade de vida dos que dele realmente precisam.

Com este novo pensamento e as novas técnicas de administração, esperamos estar contribuindo para que este importante setor (Terceiro Setor) se torne cada vez mais eficiente.

Quem Somos?

A instituição presta serviço de alta complexidade segundo a Resolução nº 109/2009 do Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS, que trata da Tipificação dos Serviços Socioassistenciais promovendo o acolhimento institucional (abrigo) temporário e de longa permanência, para crianças e adolescentes com múltiplas deficiências, que apresentavam quadros de violência doméstica, colocando-os em situação de risco social e pessoal, provocados pela negligência familiar, causando problemas psicológicos, sendo, portanto, retirados do convívio familiar extemporaneamente, para posterior reinserção familiar na família de origem ou substituta. Desenvolve atividades em diversas linhas de atuação, atendendo os acolhidos que são encaminhados para a instituição de acolhimento através do Juizado da Infância e da Juventude e Conselhos Tutelares, sendo esse trabalho ampliado aos familiares que precisam das orientações e esclarecimentos quanto à patologia e cuidados dos seus filhos. Atendimento Oferecido O atendimento é especializado e individual de acordo com as necessidades de cada criança/adolescente nas seguintes modalidades: Fisioterapia, Psicologia, Serviço Social, Pedagogia, Psicopedagogia, Serviço Médico (Neurologia, Psiquiatria, Pediatria e Clínica Geral); Fonoaudiologia, Odontologia e Nutrição (estágios acadêmicos) e atendimentos especializados por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Além desses serviços, a instituição conta com o acompanhamento da área médica e técnicas de enfermagem durante 24 horas e 04 equipes de profissionais que se revezam no atendimento às crianças/adolescentes. A grande maioria dos acolhidos independente da mobilidade e locomoção frequentam as escolas da rede pública de ensino ou em escolas especiais, de proteção social especial de alta e média complexidade conforme as suas especificidades.
WhatsApp ATENDIMENTO WHATSAPP